Morador da comunidade Levanta Saia, situada na zona sul de São Paulo – SP, Maicon* tinha, em 2023, 17 anos de idade. Enfrentava alguns problemas como a timidez excessiva e a ausência do pai desde os seus 4 anos, o que colocou sua mãe em uma batalha constante para garantir o melhor para ele e sua irmã mais nova. Mas Maicon sabia que, para ter um futuro melhor, precisava se desenvolver. Por isso, estudava Marketing Digital, por conta própria, em seu tempo livre, sem abrir mão da escola.
A sua história começou a mudar quando entrou em contato com a Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude, que recebia o assessoramento técnico e financeiro da Fundação Abrinq no último ano. A instituição promove atividades educacionais, culturais e desportivas, que visam o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Maicon passou a integrar o curso sobre Informática, realizado com o apoio da Fundação Abrinq. Com muito interesse em aprender mais sobre tecnologia, foi uma oportunidade do adolescente encontrar a ajuda que precisava para dar o próximo passo em sua vida.
“Eu percebi que eu estava em um curso diferente não apenas pelo conteúdo, mas pela empatia que tiveram comigo e com os outros alunos. Para mim foi uma virada de chave, pois me acrescentou muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Eu só tenho a agradecer a todas as pessoas que conversaram comigo e me ensinaram tantas coisas”, afirma o adolescente.
De acordo com Jéssica de Oliveira, auxiliar de projetos da Colmeia, que acompanhou o processo, Maicon era um adolescente diferente dos demais e era marcado por sua busca pelo conhecimento e sempre querendo aprender mais. Durante o curso, Jéssica pôde observar o desenvolvimento pessoal do adolescente, que começou a fazer novas amizades e ficar cada vez mais à vontade.
“O curso é de informática, mas nós trabalhamos diversas outras coisas em conjunto, e uma delas é o desenvolvimento pessoal. O Maicon entrou aqui muito tímido, mas durante as aulas de desenvolvimento pessoal e profissional, ele conseguiu perceber que precisava falar mais e se expor para conseguir chegar no lugar em que ele queria. Hoje ele tem propriedade no que fala e deixou a insegurança de lado”, afirma a auxiliar de projetos.
Atualmente, Maicon passou no vestibular e é aluno do curso de graduação em Marketing. Graças às habilidades adquiridas no curso que realizou na instituição e por seu esforço próprio, também conseguiu um emprego na área de logística. Em conversa com a mãe do adolescente, ela relata que o período na Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude também o ajudou a ser mais disciplinado, o que melhorou bastante sua rotina e o fez ser mais organizado com os estudos e, até mesmo, com as tarefas de casa.
”O curso me influenciou muito, mas os bastidores e os professores fizeram toda a diferença. Eu amei tudo que vivi ali. Vocês me entregaram uma coisa muito boa, que foi a determinação de acreditar em mim mesmo. Eu posso!”, afirma Maicon.
E assim como Maicon, mais de 136 mil crianças e adolescentes foram beneficiados e puderam mudar de vida com alguma das iniciativas da Fundação Abrinq.
Faça a diferença na história de uma criança ou um adolescente como o Maicon. A sua contribuição tem o poder de transformar vidas em todo o Brasil.
*Nome e imagem fictícios para preservar a identidade do adolescente.