Com 1 ano, Felipe aguardava uma vaga na creche. Veja como a Fundação Abrinq o ajudou

Home / / / Com 1 ano, Felipe aguardava uma vaga na creche. Veja como a Fundação Abrinq o ajudou

Marina* chegou à Creche Casa Vihda, localizada em Salvador – BA, com seu filho Felipe*, de 8 meses, em setembro do ano passado, procurando um local seguro para poder deixá-lo, enquanto procurava um trabalho. No entanto, naquela época, o local não tinha mais vagas para o berçário.

Mantida pela Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo, a creche sofria com a alta demanda de vagas na região e precisou ampliar o seu atendimento, até então destinado a crianças, para bebês que estão na fase do berçário. Para isso, a instituição precisou improvisar a sala de leitura para conseguir atender os bebês. Na ocasião, só podiam ser atendidas oito crianças por falta de espaço e infraestrutura.

“Fiquei triste, mas entendi a situação. Não havia condições de receber mais crianças na creche. Voltei em outubro e a responsável pela instituição pediu que retornasse em janeiro, pois o berçário teria novidades. Meu filho ficou na lista de espera e permaneci sem poder trabalhar”, conta Marina.

Reforma e ampliação de vagas

Em razão da necessidade, em outubro do ano passado, a Fundação Abrinq reformou o berçário da Creche Casa Vihda, reestruturando o ambiente deixando-o mais seguro e adequado ao desenvolvimento das crianças atendidas. O espaço recebeu novo mobiliário pedagógico e próprio para a idade delas. Com o apoio, a organização também adquiriu itens para a alimentação, higiene e saúde dos bebês.

“Após a reforma, temos outro cenário em nosso berçário: mudou o espaço, a conduta, o acolhimento e o reconhecimento institucional. Foi importante termos iniciado o berçário, no ano passado, em um momento difícil que vivemos. Com a reforma, pudemos ampliar o número de vagas. O berçário, agora, está com 16 crianças”, relata Brisa Barros, supervisora pedagógica da unidade.

A ampliação de vagas não foi a única melhoria observada, também foi possível adquirir novos materiais pedagógicos e brinquedos. “Adquirimos produtos de qualidade que realmente fazem a diferença no desenvolvimento da criança”, explica.

Vida transformada

Um dos novos integrantes do berçário é o Felipe, que hoje está com 1 ano e 4 meses. Ele conseguiu a inscrição no mês de janeiro, com a abertura das novas vagas. “A creche foi muito importante, pois deixando o meu bebê lá, sei que está seguro e posso procurar serviços. Ele fica na creche das 8h às 15h30. Atualmente, vendo trufas de chocolate em diversos locais da cidade. Inclusive, as funcionárias da creche são minhas clientes”, conta Marina, emocionada.

A creche proporciona conforto para Felipe que agora dispõe de um local adequado para o seu desenvolvimento.

“Agora consigo o meu sustento para comprar leite e algumas coisas para ele. Eu não tenho renda fixa e estou me cadastrando no Programa Auxílio Brasil, do Governo Federal. Estou feliz em saber que meu filho está bem acomodado e em um local seguro. Retomei os estudos e vou seguir com as minhas vendas de trufas. Sou grata por esta oportunidade que se abriu”, finaliza Marina.

Qualificação da educação

Em outubro do ano passado, a Fundação Abrinq selecionou 20 creches e organizações da sociedade civil para reformar suas estruturas físicas, tornando os espaços mais seguros e acolhedores para o desenvolvimento e aprendizado de 3.800 crianças.

As reformas possibilitaram qualificar os atendimentos das creches e organizações, melhorar a qualidade da educação oferecida e aperfeiçoar espaços, requisitos fundamentais que impactam diretamente no aprendizado das crianças.

Você também pode fazer a diferença e garantir o acesso à Educação para milhares de crianças e adolescentes. Clique aqui e transforme vidas.

Confira outras notícias sobre o tema:

Fundação Abrinq garante o direito à Educação de qualidade para Bianca

Veja o antes e depois das 10 creches reformadas

Veja o antes e depois das 10 organizações reformadas

* Nomes e imagens alterados para preservar a identidade dos envolvidos.