Conheça a história de Jonas, que está mudando de vida com o apoio da Fundação Abrinq

Home / / / Conheça a história de Jonas, que está mudando de vida com o apoio da Fundação Abrinq

Diversas famílias brasileiras enfrentam dificuldades, todos os dias, para sobreviver. Não é incomum identificar casos de crianças e adolescentes que convivem com falta de estrutura, insegurança alimentar e poucas oportunidades. Aqui, porém, você vai conhecer uma história de um dos adolescentes que participou, este ano, das atividades do Projeto #QualASuaBio, desenvolvido pela Fundação Abrinq em conjunto com A Cor das Letras.

Originários do Maranhão, os pais de Jonas chegaram a São Paulo – SP com a esperança de melhores condições de vida. A mãe, que completou o ensino médio, e o pai, que finalizou apenas o ensino fundamental I, não encontraram oportunidades. Hoje, estão desempregados e vivem de pequenos serviços para sobreviver. Jonas, inclusive, chegou a passar fome em momentos difíceis da família.

Aos 14 anos, Jonas procurou ajuda e orientação no Centro de Capacitação Profissional (CCP) Santa Úrsula, que fica localizado no subdistrito de Sapopemba e oferece cursos e treinamentos voltados à inclusão no mercado de trabalho, para sair deste ciclo de pobreza e conseguir um crescimento pessoal e profissional, não apenas para ele, mas para toda sua família.

Os responsáveis pelo acompanhamento dos alunos relatam que Jonas chegou ao local com uma timidez excessiva, que o impedia de interagir como gostaria, além de problemas de autoestima.

Porém, com o passar do tempo e das atividades desenvolvidas pelo CCP e Projeto #QualASuaBio, como visitas culturais, rodas de diálogo com outros adolescentes e acompanhamento especializado ele ganhou confiança e entendeu que tem capacidade e força de vontade para ser e fazer o que desejar em sua vida.

”Descobrimos que ele passou por épocas em que a fome era muito presente em sua vida e, por conta da falta de oportunidade, chegou ao ponto de não acreditar em si mesmo. Aqui, realizamos um trabalho de acolhimento e empoderamento. E por meio deste trabalho, Jonas entendeu que não precisa ter vergonha de quem realmente é”, conta Robson Santana, educador social do CCP.

Hoje, aos 16 anos e mais seguro de si, Jonas compreendeu o desejo de ser um alicerce para a mudança de vida das pessoas ao seu redor, além de dizer, abertamente, que quer ser um exemplo para que seus irmãos busquem conhecimento e entendam as possibilidades existentes para ter uma vida melhor.

Durante as atividades do Projeto #QualASuaBio, a Fundação Abrinq promoveu experiências culturais para possibilitar a conexão entre adolescentes de diversas realidades, aprimorando perspectivas e competências como a confiança, o amor próprio e a vontade de romper ciclos nocivos. O objetivo do trabalho realizado com Jonas e os demais adolescentes é justamente oferecer os meios necessários para que possam descobrir novos caminhos para superarem as adversidades e fortalecerem suas visões de protagonistas das próprias vidas.

Atualmente, ele está no segundo ano do ensino médio. Ainda não sabe muito bem o que quer cursar na universidade, apesar de ter mais facilidade com a área de exatas. No entanto, as únicas certezas que tem são as de que hoje tem confiança para conquistar o que quiser, e, além disso, de que quer começar a trabalhar o mais rápido possível para alcançar os seus sonhos.

Seja um doador da Fundação Abrinq e ajude a proporcionar iniciativas como esta, que transformam a vida de milhares de crianças e adolescentes. Clique aqui para doar.

* Nome e imagens fictícios para preservar a identidade do adolescente.