Saiba como a Fundação Abrinq ajudou Beatriz a ganhar os seus primeiros óculos

Home / / / Saiba como a Fundação Abrinq ajudou Beatriz a ganhar os seus primeiros óculos

A infância e a adolescência são fases fundamentais para a prevenção de doenças oculares. Por meio de um tratamento precoce, muitas doenças podem ser identificadas logo nos primeiros anos de vida e tratadas com bons resultados de melhora.

Beatriz, 4 anos, é uma das 490 crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Promoção Social Bororé, localizado no bairro Grajaú, região sul de São Paulo – SP, que desenvolve trabalho na área de assistência social, educação, esporte, lazer e cultura para a comunidade.

Em sua rotina normal, Beatriz gosta muito de dançar, cantar e faz balé há dois anos. Na creche, é elogiada pelos professores por ser muito participativa e prestativa.

A pedagoga Patrícia de Oliveira, mãe de Beatriz, conta que a sua filha apresentava um problema nos olhos desde recém-nascida, que a incomodava. “Os olhos dela lacrimejavam muito. Procurei alguns especialistas que disseram que, conforme ela fosse crescendo, este problema iria amenizando. Isso de fato aconteceu. Mas acabou voltando novamente”.

Foi então que a organização comunicou aos pais sobre uma iniciativa da Fundação Abrinq, por meio do Programa Adotei um Sorriso, em parceria com o Mercadão dos Óculos, que resultaria na doação de 28 armações de óculos e lentes de grau ao Centro Social Bororé, em dezembro. Na organização foram realizadas, inicialmente, triagens realizadas por um médico oftalmologista para a identificação da necessidade do uso dos óculos. Ao todo, 110 consultas e exames foram realizados com as crianças e os adolescentes.

Patrícia trouxe a pequena Beatriz para passar pela avaliação do oftalmologista. ”Uma linda ação! Não apenas para a minha filha, mas a comunidade toda aqui precisa muito de ajuda. Sou do bairro. Nasci e fui criada aqui. Fico muito feliz quando tem estas oportunidades que beneficiam o nosso bairro, pois as crianças necessitam”.

A pequena Beatriz ganhou os seus óculos novos e ficou feliz. “Ela gostou muito. Pôde escolher a armação que mais gostou. Ela havia ido pela última vez ao especialista antes da pandemia”, relata Patrícia.

Beatriz, com os óculos novos, ao lado da mãe, Patrícia

A mãe conta que, no primeiro dia em que recebeu os óculos, Beatriz não quis tirá-los por nada. “Só os tirou para tomar banho e dormir. Ela adorou e manteve a sua rotina normal de brincadeiras. Agora, a vida dela será diferente. O uso dos óculos na creche e, futuramente na escola, será fundamental. Foi um presente de Natal maravilhoso para Beatriz!”

Conheça mais sobre o Programa Adotei um Sorriso e outras histórias semelhantes:

Mercadão dos Óculos: iniciativa em benefício da saúde ocular das crianças

Programa da Fundação Abrinq ajuda Clara a voltar a sorrir